Prefeitura realiza coleta de sangue de equinos

Publicado em: 18/02/2014 10:26

A Prefeitura Municipal de Balsa Nova, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu a coleta de sangue em equinos para exame de anemia. O serviço é realizado pela veterinária Renata Sotomaior. “Após coleta enviamos o material para o laboratório”, disse Renata.

Segundo a Veterinária este serviço é necessário para o controle sanitário da doença, “a Anemia infecciosa eqüina (AIE), é uma doença infecciosa, provocada por vírus que acomete os eqüinos, é transmitido por meio do sangue de um animal infectado, através da picada de insetos hematófagos ou por agulhas, arreios, leite, placenta (transmissão congênita), sêmen (acasalamento) e pelo soro imune”, disse a veterinária.
            A veterinária alerta que a anemia não tem cura, “uma vez o animal infectado, torna-se portador permanente, podendo apresentar ou não os sinais da doença”, disse.