AGOSTO LILÁS:
Balsa Nova reforça o combate à violência contra a mulher.
A Prefeitura de Balsa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), deu início à campanha Agosto Lilás, que marca a luta pelo fim da violência contra a mulher.
Durante a abertura oficial, profissionais do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizaram uma fala pública emocionante, trazendo dados alarmantes e reforçando a importância de ações educativas e preventivas no enfrentamento à violência de gênero: "A cada 43 segundos, uma mulher sofre algum tipo de violência no mundo. Isso não é exceção, é uma triste realidade cotidiana. Precisamos romper o silêncio e transformar a cultura que naturaliza a violência", destacou a equipe do CREAS.
O Paraná ocupa o 4º lugar em número de feminicídios no país, e a maioria dos casos ocorre dentro de casa, tendo homens como agressores. A SMAS reforça que a violência não começa com um tapa – ela começa com o controle, o ciúme, a humilhação.
A campanha também defende a educação não violenta como forma de prevenção: ensinar crianças desde cedo que respeito não se negocia, que ninguém pertence a ninguém, e que todos têm direito a viver com liberdade e dignidade.
A rede municipal de proteção conta com CRAS, CREAS, Procuradoria da Mulher, Patrulha Maria da Penha da cidade de Campo Largo e ações articuladas para garantir acolhimento e orientação a todas as mulheres que precisarem.
Se você ou alguém que você conhece estiver em situação de violência, procure ajuda. Ligue 180. Denuncie. Você não está sozinha.