Saiba tudo sobre a dengue e como se proteger!

 

Publicado em: 09/02/2024 10:38 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova

Whatsapp

 

Saiba tudo sobre a Dengue e como se proteger e afastar o mosquito.

 

Quando chega a época mais quente do ano, também chega o aumento dos casos de dengue no país. A Prefeitura de Balsa Nova mantém um alerta constante, durante todo o ano, para evitar a circulação do mosquito AEDES AEGYPTI e realiza diversas ações e mutirões.

É necessário manter o mosquito longe dos quintais e evitar a dengue, porém, requer também a responsabilidade e contribuição de toda a população.

 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DENGUE PARA FICAR PROTEGIDO

1. O QUE É DENGUE?

 

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela causa sintomas como febre alta, dores no corpo e pode até ser fatal. Ainda não existe um tratamento específico, por isso a melhor proteção é evitar o foco do mosquito.

 

2. COMO IDENTIFICAR O MOSQUITO DA DENGUE?

 

O pernilongo comum (Culex quinquefasciatus) possui tom monocromático marrom, já o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, possui o corpo preto com listras brancas. A coloração “zebrada” do mosquito da dengue facilita a sua identificação.

Outra característica é que o mosquito da dengue é menor que os mosquitos comuns e tem hábitos diurnos.

Não é possível distinguir a picada do Aedes aegypti da picada do mosquito comum, porém a sensação de eventual coceira ou incômodo é igual à picada de qualquer outro mosquito.

Em geral, o mosquito da dengue costuma picar nas regiões dos pés, tornozelos e pernas, mas a picada pode acontecer em outras áreas expostas do corpo.

 

3. QUANTOS DIAS APÓS A PICADA DO MOSQUITO A DENGUE SE MANIFESTA?

De dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação.

4. A DENGUE É CONTAGIOSA? PODE SER TRANSMITIDA DE PESSOA A PESSOA?

A dengue é contagiosa, mas não entre pessoas. A contaminação só é possível a partir da picada de uma fêmea de Aedes aegypti que esteja carregando o vírus.

Quando o mosquito pica uma pessoa infectada, o vírus vai se localizar nas glândulas salivares da fêmea do mosquito, onde se multiplica depois de 8 a 12 dias de incubação. A partir deste momento, o mosquito é capaz de transmitir a doença e assim permanece até o final de sua vida (6 a 8 semanas).

5.QUAIS OS SINTOMAS DA DENGUE?

- Febre alta (usualmente entre 2 e 7 dias) associada a dois ou mais dos seguintes itens:

- Náuseas ou vômitos

- Manchas vermelhas no corpo

- Dor no corpo e articulações

- Dor de cabeça ou dor atrás dos olhos

- Mal-estar

- Falta de apetite

Todo caso suspeito deve ser notificado pelo serviço de saúde à Secretaria Municipal da Saúde, enviando a ficha de notificação ao distrito sanitário da área de abrangência. O paciente deve ser acompanhado e orientado para usar repelentes durante o período agudo de sintomas (primeiros 7 dias). O uso de repelentes nesse período visa afastar o risco de contaminação de mosquitos e retransmissão da doença na região.

6. HÁ GRUPOS DE RISCO PARA A DENGUE?

A dengue pode evoluir para a forma grave principalmente em pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas e imunossuprimidos.

7. TEM EXAME PARA DETECTAR A DENGUE?

 

Sim, a rede municipal de Balsa Nova oferece exame laboratorial de confirmação para casos suspeitos. O material coletado (sangue) é enviado ao Laboratório Central do Estado (LACEN/PR) e o resultado sai em torno de sete dias. Antes mesmo de sair resultado de confirmação, entretanto, o tratamento já deve ser iniciado a partir dos sinais clínicos.

8- ESTOU COM SINTOMAS DE DENGUE. E AGORA, O QUE FAZER?

Caso os sintomas sejam leves, o balsanovense pode procurar atendimento na rede pública de saúde.

A hidratação intensa é o principal tratamento para a dengue, mas é preciso atenção para o agravamento do quadro. No quinto dia de sintomas, se houver algum sinal de alarme, como náuseas ou vômito, além da febre persistente e dor intensa de cabeça, é preciso buscar um serviço de saúde.

Em caso de suspeita de dengue, não se deve utilizar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, pois eles podem agravar os riscos de hemorragia que a doença provoca.

9. QUANTO TEMPO DURA A DENGUE NO CORPO DE UMA PESSOA?

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias.

10.QUEM JÁ TEVE DENGUE UMA VEZ PODE SER CONTAMINADO DE NOVO?

Uma pessoa pode ser infectada por dengue até quatro vezes, por quatro sorotipos diferentes da doença. Após infectado, o paciente adquire imunidade apenas àquele sorotipo, podendo contrair os demais. A cada reinfecção, o risco de complicações pode aumentar.

11. O QUE É UMA AÇÃO DE BLOQUEIO, APÓS A CONFIRMAÇÃO DE UM CASO?

As equipes de vigilância ambiental da Secretaria Municipal da Saúde realizam uma vistoria na região onde a pessoa mora para verificar se há focos do mosquito transmissor e se há mais casos suspeitos de dengue.

É importante que quem contraiu a doença, seja em viagem ou na cidade, use repelentes durante os primeiros sete dias de sintomas, período agudo da dengue. O uso de repelentes nesse período visa afastar o risco de contaminação dos mosquitos e retransmissão da dengue na região onde a pessoa vive.

12. COMO PROTEGER A MINHA CASA CONTRA A DENGUE?

A vistoria semanal das casas, quintais e locais de trabalho são medidas efetivas para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Isso é necessário porque o ciclo de reprodução do Aedes, entre ovo, larva e mosquito adulto, é de apenas uma semana. Eliminando a água parada, esse ciclo é interrompido.

Semanalmente é preciso vistoriar a residência e o quintal em busca de recipientes que acumulam água, desde uma pequena tampinha esquecida no jardim, aos tonéis de captação de água de chuva.

A orientação é que esses reservatórios de água sejam mantidos tampados, inclusive com o uso de telas para impedir a entrada da fêmea do Aedes, que procura o local ideal para depositar seus ovos.

13. ALÉM DE CUIDAR DO QUINTAL, HÁ OUTRAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO?

Quem viaja para regiões onde há epidemia de dengue, mora ou visita áreas de grande infestação, precisa se prevenir fazendo uso de repelente.

A proteção contra picadas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é necessária principalmente ao longo do dia, pois o Aedes aegypti tem hábitos diurnos e geralmente se esconde embaixo de mesas e camas. O repelente deve ser reaplicado periodicamente, tendo em vista que com o suor ele pode perder o efeito.

Em áreas de grande infestação, outra orientação importante é o uso de mosquiteiros sobre a cama, uso de telas em portas e janelas e, quando disponível, ar-condicionado para manter os ambientes fechados e evitar a entrada dos mosquitos.

14. HÁ VACINA DISPONÍVEL CONTRA A DENGUE NO SUS?

O Ministério da Saúde só está enviando vacinas para os municípios que enfrentam epidemias sucessivas de dengue e Balsa Nova não se enquadra nesse critério, pois nunca enfrentou epidemia da dengue. Por isso, Balsa Nova não terá vacinação contra a dengue pelo SUS por enquanto.

Atualmente, o público-alvo para a vacinação contra a dengue no país, nos municípios em que o imunizante estará disponível pelo SUS, é de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

15. QUAIS AÇÕES DA PREFEITURA PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO?

A Prefeitura mantém alerta constante, durante todo o ano, para evitar a circulação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, o programa municipal de controle do Aedes aegypti da Secretaria Municipal da Saúde realiza vistorias e encaminha larvas e mosquitos suspeitos para identificação laboratorial.

Há, ainda, ações pedagógicas, delimitações de focos do mosquito, bloqueios epidemiológicos conforme diretriz do Ministério da Saúde.

As ações de prevenção iniciam na Secretaria de Saúde, todas as demais Secretarias municipais da Prefeitura estão envolvidas no combate à proliferação do mosquito, mas a ação mais importante é a conscientização e participação ativa da população através da eliminação de focos.

16. BALSA NOVA VIVE UMA EPIDEMIA DE DENGUE ATUALMENTE?

A situação da dengue em BALSA NOVA não caracteriza epidemia, ao contrário da situação vivida em vários municípios de outros estados do Brasil e interior e litoral do estado do Paraná.

Mas a proximidade desses locais e o fluxo constante de viajantes podem contribuir para um aumento de casos de dengue aqui. O viajante pode se infectar em outra cidade e, ao retornar à Balsa Nova, ser picado pela fêmea do Aedes aegypti, capaz de carregar o vírus e infectar outras pessoas. Por isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito em Balsa Nova e, ao mesmo tempo, realizar os bloqueios nos locais em que há casos.