Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Balsa Nova planeja implantação do SIM

Publicado em: 28/02/2013 09:52

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está em fase de implantação em Balsa Nova. Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente Jucélia Ferreira, após a criação do SIM será obrigatório a inspeção e fiscalização dos produtos produzidos no município.
                 “A criação do SIM se deve a necessidade de assegurar ao consumidor de produtos artesanais uma garantia de que este produto foi elaborado dentro das normas higiênico-sanitárias”, comentou Jucélia. Segundo a secretária com esta inspeção riscos de algumas enfermidades diminui.
                   Jucélia lembra também que para participação em programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), é necessária a inspeção do SIM. “A instituição do SIM é importante, porque gera renda e agrega valor ao produto do agricultor, além de garantir alimentos de qualidade aos consumidores”, assegurou a secretária.
                     É importante lembrar que a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza uma equipe técnica para assessorar as empresas e empreendedores para se adequarem as normas sanitárias.
                     No último dia 28, aconteceu na prefeitura de Balsa Nova uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, para discutirem providências para o início do serviço. Estavam presentes além da secretária, o prefeito Luiz Costa, o Médico Veterinário João Carlos Rocha Almeida da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e demais funcionários.

Benefícios do SIM:
-Uma nova oportunidade para o desenvolvimento rural do município.
-Abertura de novos espaços para a agroindústria artesanal;
- Melhorar os preços pagos aos produtos rurais, através da comercialização direta e indireta de seus produtos agroindustriais; agregar valores a produção agropecuária, produzida principalmente pelos pequenos produtores;
- Dinamizar as atividades rurais das pequenas propriedades rurais.