SUS completa 34 anos!

Publicado em: 19/09/2023 14:21 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Balsa Nova

Você sabia que hoje o SUS completa 34 anos?

Em 19/09/1990 foi assinada a Lei nº 8080 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, instituindo o Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o aferição da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos.
Princípios do SUS:
Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito. TODOS independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
Equidade: equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
Integralidade: este princípio considera o ser humano como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.
Direitos dos usuários do SUS:
Acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde;
Tratamento adequado e efetivo para seu problema;
Atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação;
Ao atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.