O Prefeito

Luiz Cláudio Costa - Prefeito


              Nascido em Balsa Nova, Luiz Cláudio Costa é filho de uma família humilde do Centro da cidade. Ainda jovem auxiliava sua família exercendo diversos trabalhos paralelamente aos estudos. Casou-se com Rosilane Ianik Costa e teve duas filhas.
            Fez o Ensino Fundamental na Escola Municipal Joaquim Ribas de Andrade em Balsa Nova e no Colégio Estadual Sagrada Família em Campo Largo. Já o Ensino Médio estudou no Colégio Rio Branco em Curitiba, se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
             Advogou por um período em Balsa Nova, onde também exerceu a profissão de professor na Rede Estadual de Ensino, no Colégio Estadual Professora Maria Luiza Franco Pacheco. Em 1982 assumiu uma cadeira no Poder Legislativo de Balsa Nova, onde por duas vezes foi Presidente da Câmara de Vereadores.
                Após aprovação no concurso da Magistratura, renunciou o cargo de vereador e entrou para o Poder Judiciário em 30 de Julho de 1991. Foi Juiz de Direito em diversas cidades, como: Bela Vista do Paraíso, Lapa, Guaratuba, Ibiporã, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Arapoti, Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, dentre outras.
              Foi membro da Turma Recursal de Telêmaco Borba e Campo Largo, participante do projeto Paraná sentença em dia, membro da turma Recursal junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, presidiu inúmeras sessões do Tribunal do júri de Campo Largo, comarca que também atende Balsa Nova.
             Conciliando a carreira de Juiz, também lecionou na Faculdade de Arapoti, Faculdade de Araucária e Faculdade de Campo Largo, as disciplinas de Direito Comercial, Direito Constitucional e Penal.
                Em setembro de 2011 Costa se aposentou da Magistratura e após novamente se filiar ao PMDB, entra para história da cidade. Após um empate histórico, prevaleceu o critério de desempate, a idade, então Luiz Cláudio Costa se tornou prefeito de Balsa Nova. Em 2016 novamente entrou para história, foi o primeiro Prefeito reeleito de Balsa Nova.
                Uma das poucas pessoas que já fez parte dos três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Assumi a prefeitura com a responsabilidade de tornar Balsa Nova socialmente mais justa, economicamente mais desenvolvida e ambientalmente mais sustentável.

 

Primeira Dama: Rosilane Ianik Costa