Publicado em: 14/06/2018 15:43 | Fonte/Agência: Prefeitura | Autor: Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Balsa Nova lança série “Conhecendo o SUAS”, onde serão publicados semanalmente um texto sobre o assunto, segue nosso primeiro texto.

TEXTO 01 – “CONHECENDO O SUAS”

Você conhece o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS?

O SUAS é resultado de uma conquista histórica, que garante a todos os cidadãos o direito à proteção social e cidadania.

Através da organização de toda a Política de Assistência Social para garantir o apoio, as famílias e a comunidade no enfrentamento de dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos; contando com uma rede de unidades públicas, que realizam atendimentos individuais e grupais, de crianças, adolescentes, adultos, idosos, portadores de deficiência e outros grupos sociais.

Atendimento este realizado por profissionais como: Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Advogados e Pedagogos, que buscam atender a situação de cada um, atuando de forma a melhorar as condições de vida, de relacionamento e de inclusão social.

Mais quem é o usuário do SUAS?

Todo e qualquer cidadão que esteja passando por momento de dificuldade ou por alguma situação que pode estar relacionada à pobreza, a falta de acesso a serviços públicos, a problemas familiares e discriminação.

Também são usuários do SUAS as pessoas que dependem de cuidados especiais, como envolvimento com álcool e drogas ilícitas, desempregados, ou em ocorrências de desastres naturais; pessoas que passam por situações de violência física, psicológica, sexual, entre tantas outras violações de direitos, todos estes usuários são conhecidos pelo termo vulnerabilidade social.

Estão inclusos também os refugiados, imigrantes indígenas, quilombolas, ciganos ou membros de comunidades tradicionais, ou seja todo cidadão tem direito de usufruir do SUAS.

E quais são os direitos dos usuários do SUAS?

Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº11, de 23 de setembro de 2015, os usuários têm direito a:

ü  Ser atendido pela Assistência Social, tendo consciência dos seus direitos e como garanti-los.

Ou seja, conhecer quem está lhe atendendo, saber qual sua área de atuação e nome; ser respeitado e tratado com atenção, sem discriminação ou preconceito, conhecer os serviços disponíveis a sua vulnerabilidade, receber os encaminhamentos quando necessário por escrito, de forma clara e legível, e principalmente ter a sua privacidade protegida.

ü            Ser informado e orientado sobre os serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social;

Ou seja; ter as informações claras e acessíveis, receber orientação sobre como acessar aos serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social, ter acesso a qualquer informação sobre políticas públicas e outras questões que possam ajudar você.

ü  Ter seus direitos reconhecidos;

Ou seja, saber que você pode contribuir para a construção da política pública de assistência social; de participar dos diferentes espaços de controle social como os conselhos municipais; ter acesso a recursos e serviços que ajudem a ampliar suas possibilidades de superação da vulnerabilidade social.

ü  Ter acesso a serviços e programas de Assistência Social de qualidade;

Ou seja; ter direito ao atendimento, à orientação e encaminhamentos necessários; ter acesso as unidades públicas de Assistência Social, como os CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social), CREAS ( Centro Especializado da Assistência Social), Centros POP (Centro especializado para população em situação de rua; ser atendido por profissional capacitado; participar das atividades de convivência e fortalecimento de vínculos de acordo com a sua cultura, ser estimulado a construção de projeto de vida e resgate de vínculos familiares e comunitários, ser orientado em caso de ameaça ou violação de direitos.

Na próxima semana vamos conhecer o CRAS, não perca!

Fontes:

Cartilha SUAS Sistema Único de Assistência Social “Modo de Usar”.

Conselho Nacional de Assistência Social Brasília, dezembro de 2017

Cartilha Assistência Social um Direito de Todos